Captação

A água que abastece a cidade Iguatama é captada de poços tubulares profundos (poços artesianos) na qual possui uma maior qualidade, devido a maior proteção de agentes poluidores se compararmos a captação de mananciais superficiais.

Atualmente o SAAE possui cerca de 8 poços tubulares profundos (5 na zona urbana e 3 na zona rural) em operação, que são eles:

Poço 1 com vazão de 75 m³/h;

Poço 3 com vazão de 40 m³/h;

Poço de Garças com vazão de 24 m³/h;

Poço do Alto São Francisco com vazão de 15 m³/h;

Poço do Bairro Progresso com vazão de 7m³/h;

Poço da Comunidade da Boa Vista com vazão de 11 m³/h;

Poço da Comunidade da Cunhas com vazão de 10 m³/h;

Poço da Comunidade da Corguinhos com vazão de 10 m³/h.

Reservação e distribuição

O abastecimento de água do município se dá através da gravidade na qual o SAAE possui 7 reservatórios na zona urbana e 5 reservatórios na zona rural. Estes reservatórios são responsáveis pelo abastecimento de 3167 economias e possui uma capacidade total de reservação de aproximadamente 1780 m³ (1.780.000 litros)  de água .

 

Tratamento

O tratamento da água (desinfecção) é feito através da adição em quantidades controladas de hipoclorito de sódio 12% na água bruta utilizando bombas dosadoras eletromagnéticas com seu específico tempo de detenção para a correta desinfecção da mesma.

O SAAE possui um laboratório na qual monitora a qualidade da água (parâmetros físico-químicos e bacteriológicos) que estão em conformidade com as exigências da Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde. São gerados relatórios mensais de controle interno com todos os parâmetros realizados e também, o relatório mensal do SISÁGUAS na qual é repassado a Vigilância Sanitária do Município.

Mensalmente, a Vigilância Sanitária do município coleta amostras em vários pontos na cidade a pedido da Secretaria de Saúde na cidade de Divinópolis para monitorar a qualidade de água do município.