Dúvidas frequentes
- Quando ocorre o corte de água?
A conta é entregue com antecedência. Assim, o consumidor terá o tempo determinado para o pagamento da mesma. Caso o pagamento não seja realizado após trinta dias, poderá ser efetuada a ordem de corte.
- Quando a água for cortada, o que fazer?
Você deve procurar o Departamento de Contas e consumo na sede do SAAE para regularizar a situação e retirar o requerimento de religação.
- Não estou precisando da água, como proceder?
Você deve procurar o Departamento de Contas e consumo na sede do SAAE para solicitar o desligamento de água do seu imóvel, mediante o pagamento de uma taxa para execução do serviço.
- Quais documentos são necessários para trocar o nome na conta de água?
Será necessário o documento do imóvel (em caso de compra e venda), a escritura, promessa de compra e venda e outros. E, em caso de locação, o contrato de locação.
Orientamos que no caso de compra de um imóvel, o novo proprietário deverá ir ao SAAE para saber se o antigo proprietário deixou faturas em aberto.
- O que fazer caso o imóvel esteja fechado ou não habitado?
Os proprietários de imóveis fechados, onde o acesso ao hidrômetro é dificultado, devem instalar o kit cavalete com hidrômetro no muro.
- O ponteiro do hidrômetro pode girar sozinho?
Não, o ponteiro do hidrômetro só gira quando a água estiver passando por ele. Quando o ponteiro girar sem a utilização de água no imóvel, pode ser sinal de:
– Vazamento interno (não visível).
– Estar sendo completado o nível do reservatório (caixa d’água).
– Defeito no registro que, mesmo fechado, não veda mais a passagem de água.
- O que fazer quando houver vazamento no hidrômetro?
Ligar ou vá até o SAAE, que será feita uma Ordem de Serviço para solucionar o problema.
- Paguei a conta em duplicidade, como resolver?
Procure o Departamento de Contas e Consumo com as contas originais pagas em duplicidade para solucionarmos o problema.
- Estou com algum problema no fim de semana, e aí?
Para melhor atendimento da população Iguatamense, funcionários ficam de prontidão em caso de emergência nos finais de semana e feriados. Em caso de emergência ligue: (37) 9-9978-0422.
- Por que as redes coletoras de esgoto entopem?
A maior parte do esgoto é constituído por água. Esta água é mais que suficiente para ajudar a levar as partículas sólidas presentes no esgoto pelos encanamentos.
Acontece que muitas vezes jogamos no vaso sanitário o que deveria ir para o cesto de lixo. Absorventes higiênicos, cotonetes, preservativos, fios de cabelo, embalagens de sabonete, creme dental, fraldas descartáveis, frascos de desodorante, bem como outros frascos plásticos vazios, peças de brinquedo etc, aparecem indevidamente nas redes de esgoto. Este acúmulo de lixo pode estrangular a seção do tubo, provocando o entupimento e represamento do esgoto na tubulação, resultando em vazamentos nas ruas ou calçadas, e o pior, podendo voltar para dentro de sua casa.
Por outro lado, a não disponibilidade de caixas de gordura nas pias da cozinha e nas saídas de lava-louças, pode fazer com que essa gordura não retida na casa entre na rede e se acumule nas paredes do tubo, estrangulando a seção de escoamento.
Outra causa de entupimento é a ligação clandestina da água da chuva na rede de esgoto. Além de receber um volume de água (água de chuva) não previsto, são lançados na rede, resíduos provenientes da varrição dos quintais (areia e folhagens) que, enroscados em algum ponto do coletor, irão provocar o entupimento.
Lembre-se
- No banheiro, o vaso sanitário não é lixeira. Tenha sempre ao lado dele um cesto de lixo.
- Nas pias do banheiro e cozinha, mantenha sempre uma peneirinha no ralo de saída.
- Mantenha sempre a caixa de gordura em condições adequadas.
- Não faça ligação de água de chuva na rede de esgoto.
- O que é caixa de gordura?
É uma caixa destinada a reter, na sua parte superior, as gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, oriundos das atividades de cozinha.
- Quais os cuidados que se deve ter com a manutenção das caixas de gordura?
As camadas que se formam em seu interior devem ser removidas periodicamente e descartadas no lixo doméstico (saco plástico), evitando que os componentes provenientes das gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, escoem livremente pela rede, ocasionando obstrução da mesma.
- O que é caixa de retenção de óleo e areia?
É uma caixa constituída por duas câmaras e um depósito, destinado a reter areia e óleo provenientes da lavagem de veículos nos postos e da lavagem de peças nas oficinas. A areia é retida na primeira câmara, depositando-se no fundo dela, o óleo passa para a segunda câmara e é recolhido no depósito.
O efluente final sai da segunda câmara (sem óleo e areia) e, assim, pode e deve ser conectado à rede pública de coleta de esgoto.
- Onde devem ser utilizadas as caixas de retenção de óleo e areia?
Devem ser utilizadas em oficinas, postos de abastecimento, lavadores de veículos, etc.
- Quais os cuidados que se deve ter com a manutenção das caixas de retenção de óleo e areia?
As camadas de areia que se formam em seu interior devem ser removidas periodicamente, evitando o acúmulo excessivo. O óleo e graxas devem ser retidos na câmara de depósito e devem ser esgotados periodicamente.
Como estas caixas devem ser interligadas à rede de esgoto, não é permitido o lançamento de águas pluviais dentro das mesmas.
Todo o descarte de óleo e areia é de responsabilidade do proprietário.
- Se meu imóvel não tem cota (altura) para ligar o esgoto na rede coletora que passa na frente, o que devo fazer?
Verificar junto ao SAAE se existe rede coletora de esgoto instalada nas proximidades na qual seja possível fazer a ligação passando através de imóveis vizinhos. Se não existir rede coletora ou os vizinhos não autorizarem a passagem para que se efetue a devida ligação, deve-se implantar sistema de recalque (bombeamento) de esgoto. Recomenda-se orientação de profissional habilitado.
- Se existir fossa no meu imóvel, e passa uma rede coletora de esgoto na frente, tenho que ligar meu esgoto na rede coletora?
Sim. Quando existe rede coletora de esgoto, é obrigatória a ligação e a desativação do sistema de tratamento independente (fossa, filtro e sumidouro).
- É obrigatório o uso de caixa de gordura na saída da pia da cozinha?
Sim. Os resíduos de gordura resultantes da lavagem de louça podem entupir a rede coletora de esgoto e para evitar isso deverá ser implantada a caixa de gordura, e realizada sua limpeza periodicamente.